O gerente nas Organizações
1. Por que a importância do papel do gerente cresceu tanto nos últimos tempos dentro da organização? se justifica na medida em que eles são diretamente responsáveis pela estratégia, estabelecimento de objetivos e caminhos da organização. o gerente, por meio do processo decisório, tem a responsabilidade de escolher os caminhos da organização e executar a escolha através de si próprio e principalmente através de seus comandados.
2. Quais são as funções dos gerentes dentro das organizações?
Fayol (1977) Técnicas, Comerciais, Financeiras, Segurança, Contabilidade e
Administrativa, enfatizando a importância do gerente como o elemento que deve harmonizar todas as funções, buscando alcançar os objetivos da empresa.
3. Quais são os papeis dos gerentes?
O primeiro papel é o interpessoal, que existe como decorrência direta da autoridade e status concedidos ao gerente em função de sua posição hierárquica formal. Envolve basicamente suas relações pessoais dentro e fora da organização.
O segundo papel é o informacional, onde o gerente é colocado como centro da rede de informações. Este fato é explicado em função dos contatos interpessoais decorrentes do papel essencialmente interpessoal por ele exercido. O terceiro papel é o decisório, onde a autoridade formal do gerente e sua situação privilegiada dentro da rede de comunicação exige que ele discuta e decida sobre os caminhos da organização.
4. Quais as limitações que o gerente pode ter como indivíduo? limites dos hábitos e reflexos que pertencem ao domínio do seu consciente, onde o processo decisório pode ser limitado pela rapidez de seu processo mental, lógica, aritmética e assim por diante;
limites de valores e conceitos de finalidade, onde a lealdade e outros valores internos influenciarão no processo; e
limites do nível de conhecimento da pessoa com relação ao seu trabalho, que se aplica tanto ao conhecimento do problema, quanto
ao