nada
Curso de Química Licenciatura
Química Geral experimental I
Separação e Purificação
Integrantes:
Ouro Preto-MG
13 de novembro de 2013
Objetivo: Separar e purificar as substâncias e notar quais mecanismos foi utilizado.
Introdução:
As misturas são a união de diferentes componentes, que podem ser homogêneas ou heterogêneas. Os processos podem ser físicos ou mecânicos, neste não ocorrem transformações físicas nem químicas.
Na filtração simples, coloca-se o papel de filtro num funil, filtra-se a substância normalmente, a impureza (substância em menor quantidade) fica retida e obtém-se o filtrado. A filtração a vácuo é realizada quando uma trompa de vácuo "suga" o ar existente na parte interior do kitassato, o que permite um mais rápido escoamento do liquido.
Na purificação por recristalização o sólido é dissolvido em um solvente quente e depois é esfriado. Na baixa temperatura, o material dissolvido tem menor solubilidade, ocorrendo o crescimento de cristais.
A sublimação é a transformação do estado sólido para o gasoso e vice-versa e também um método de separação da mistura.
A destilação é o recolhimento da mistura aquecida até o ponto de ebulição de uma das substâncias e seu posterior condensamento. Dois líquidos podem formar uma mistura de ponto de ebulição constante, neste caso é usada a destilação fracionada.
Filtração Simples
Experimento 01: colocaram-se em dois tubos de ensaio as seguintes soluções: NaOH (Hidróxido de sódio) e no outro CuSO4 (Sulfato de cobre (II)). Em seguida despejou as duas soluções um béquer de 100 ml e agitou com um bastão de vidro formando uma reação, deixando descansar por alguns instantes formando-se uma mistura, havendo a formação de um precipitado. Logo após preparou-se um papel de filtro para colocar no funil de vidro, umedecendo-o com água destilada para