nada nada nada
(30) microempreendedores do município de São João Del Rei. A monografia apresentada baseia-se num estudo qualitativo. uma avaliação qualitativa é caracterizada pela descrição, compreensão e interpretação de fatos e fenômenos, em contrapartida à avaliação quantitativa, denominada pesquisa quantitativa, onde predominam mensurações.
Para a classificação da pesquisa, toma-se como base a taxionomia apresentada por Vergara (2000), que a qualifica em relação a dois aspectos: quantos aos fins e quanto aos meios.
Quanto aos fins, a pesquisa foi exploratória, uma vez que se deu pelo levantamento de dados e fatos. Quanto aos meios, bibliográfica e documental.
Bibliográfica porque se utilizou, na pesquisa, material de vários autores, além de materiais obtidos em jornais, revistas e internet. A investigação foi também documental, porque se valeu de documentos específicos relativos à pesquisa sobre o MEI. RESULTADOS
O estudo de caso partiu do objetivo de se identificar o perfil dos microempreendedores do município de São João Del Rei – MG.
Com a pesquisa foi possível detectar dados sobre a informalidade, e constatou-se que os aposentados são 21 mil, os trabalhadores formais 20 mil e os estudantes abaixo da idade de trabalhar são 16 mil. Com isso conclui-se que de uma população total de 84 mil habitantes (população atual), 27 mil se dividem entre o desemprego, o subemprego e a dependência de familiares (IBGE, 2012).
Com o objetivo de identificar quais os principais benefícios que levaram os trabalhadores informais a se tornarem microempreendedores individuais, foi verificado o seguinte cenário de acordo com o gráfico abaixo: GRÁFICO 6 – MOTIVAÇÃO PARA SE TORNAR MEI Fonte: Dados do questionário aplicado.
Entre os benefícios constatados que motivaram os