O gerente nas organizações contemporâneas.
Título: O gerente nas organizações contemporâneas.
Disciplina: Introdução a Administração Turma: SP F
Introdução
O mundo vem passando por um processo de mudança muito acelerado com o avanço da tecnologia e as pessoas que fazem parte das empresas estão precisando acelerar seus conhecimentos para acompanhar as mudanças do mundo empresarial.
Nesse mundo o gerente tem um papel muito importante, pois esta no nível intermediário é ele quem transmite informações do nível institucional para o nível operacional.
A seguir vamos falar um pouco sobre tarefas, desempenhos e habilidades necessárias para uma boa gerencia.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
Para um bom desempenho em suas atividades, além de ter total conhecimento dos objetivos da empresa e ser exemplo o gerente deve saber ouvir e sentir as necessidades da equipe e deve acompanhar o desempenho de cada um e dar oportunidades fazendo um rodizio de suas atividades.
Com essas mudanças os gerentes estão se aprimorando em um novo conceito de gerenciamento, esse novo conceito é conhecido como gerenciamento “Coach”.
Coach significa treinador/orientador e simboliza a transformação do gerente. Uma das maiores diferenças é a posição do gerente junto a sua equipe, nessa nova posição em vez de puxar e estar à frente da equipe ele fica na retaguarda orientando e energizando quem esta em desvantagem. Alguns verbos como “cobrar”, “pressionar” e “punir” são trocados por “orientar”, “educar” e “energizar”.
O gerenciamento Coach significa para as empresas uma mudança radical, nele o gerente aprende a ouvir os subordinados e a compartilhar poderes.
Burns & Stalker observam também que não existe uma única forma adequada de administrar e que esta vai depender de diversos elementos organizacionais. Logo, conhecer, compactuar e disseminar a cultura da empresa em que se atua são atividades fundamentais para o gestor.
Competências e habilidades demandadas do gerente