Etapa 1 - Administração Financeira e Orçamentária
Administração Financeira nada mais é um conjunto de técnicas administrativas que envolvem a análise e o plano das atividades financeiras de uma empresa com a finalidade de aprimorar seus resultados e os lucros. Através desta é possível ter uma visão da situação da empresa, assim como projetar seu futuro.
Na verdade a função financeira dentro de uma empresa esta diretamente relacionada com a decisão de se fazer um investimento e à decisão de se fazer um financiamento, sem esquecer que estas duas funções principais estão interligadas.
A função de gestão financeira geralmente é associada a um executivo da empresa, denominado frequentemente diretor financeiro ou vice-presidente de finanças. O vice-presidente de finanças coordena as atividades do tesoureiro e do controlador. A controladoria preocupa-se com a contabilidade de custos e a contabilidade financeira, com os pagamentos de impostos e com os sistemas de informação gerencial. A tesoureira responsabiliza-se pela gestão do caixa e da área de crédito da empresa, por seu planejamento financeiro, e pelos gastos de investimento. Numa empresa menor, o tesoureiro e o controlador talvez sejam a mesma pessoa, não se encontrando dois departamentos distintos.
Os principais objetivos da administração financeira é maximizar os lucros, manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento de suas atividades, obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e aos menores custos, entre outros.
Em cada modelo de negócio a abordagem da administração financeira pode ser diferente, isso dependerá dos objetivos e da amplitude de retorno que se deseja alcançar. Mesmo com esta diferença a administração destes dois pontos na empresa é de extrema importância para o bom funcionamento da mesma.
Passo 1.3 – essa é a resposta da pergunta 3
O risco de aplicar o montante na segunda opção é maior, porém trará maior retorno caso