Papel do gerente nas organizações
Tradicionalmente na pratica, o desempenho e sucesso de uma organização são medidos, basicamente, pelos resultados financeiros, pela qualidade de seus produtos e pela sua posição no mercado. Frutos de uma administração eficiente e eficaz, onde o gerente tem o papel fundamental e estratégico de difundir crenças, valores e sobretudo justificar medidas e ações da organização. A administração é uma das mais importantes atividades humanas. Desde o começo dos tempos, em que os seres humanos começaram a formar organizações sociais para atingir metas e objetivos que não poderiam ser realizados como indivíduos, a figura do gerente tem sido essencial para assegurar a coordenação dos esforços individuais.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
Mais amplamente, as funções do gerente são de projetar e manter um ambiente no qual os indivíduos, trabalhando juntos em grupos, realizam eficientemente objetivos selecionados. (Koontz e Weihrich 1990). Gestão, acima de tudo, é resolver problemas que surgem no dia-dia, identificando-os analisando-os e aplicando soluções satisfatórias. Existem basicamente três objetivos principais na gestão. O primeiro objetivo é garantir que metas organizacionais sejam cumpridas, com menos custo e com o mínimo de desperdício. O segundo objetivo é cuidar da saúde, do bem estar e da segurança dos seus funcionários. O terceiro objetivo é proteger o maquinário e os recursos da empresa.
Competências e habilidades demandadas do gerente
Liderança é a uma das mais importantes habilidades que um gerente deve possuir. É a habilidade de influenciar as pessoas para que contribuam para a organização e os objetivos do grupo. Os gerentes eficazes precisam ser lideres eficazes. Liderar envolve motivação, competência, responsabilidade, comprometimento, conhecimento do ramo da empresa e principalmente possuir um bom relacionamento humano. Coordenação é a essência do gerente