Papel do gerente nas organizações contemporâneas.
Assim considerando o cenário atual, tentarei expor quais seriam, sob minha óptica pessoal, as tarefas, competências e habilidades do gerente, dentro das organizações contemporâneas.
Na visão de Etzioni (1980), nosso mundo é um mundo de organizações, pois nascemos, vivemos e morremos em organizações, daí se pode concluir que, de certa forma, praticamos e sofremos as ações gerencias.
Em sua época, Fayol dizia que o papel do gerente é ordenar os recursos da empresa para assegurar um desempenho satisfatório, mas sabemos que hoje é não é somente esta a tarefa de um gerente. Entre outros ele precisa desempenhar o papel de: intermediador nos conflitos da equipe, influenciador através de exemplos e ações, motivador para atingir resultados, catalisador de influencias internas e externas, entre outros.
A capacidade de gerir talentos e potenciais dos membros da equipe, também é vital para o fortalecimento da gestão, sem esquecer que cada vez mais, o aprofundamento em questões como sustentabilidade e a preocupação com o humano, se torna indispensável.
No contexto organizacional o gerente deve ser o intermediador, entre os objetivos da empresa, e os anseios de seus liderados, deve ter conhecimento dos valores e conceitos da companhia, de forma a tomar as decisões certas, precisa partilhar decisões com seus subordinados, de forma a não gerar desconfortos, deve ter diplomacia e flexibilidade para mudar o planejamento quando necessário, ou seja, não pode ser estático, precisa correr riscos quando necessário.
O gerente é também um formador de opiniões, suas palavras e exemplos tem impacto direto sobre seus comandados, seu poder de influenciação pode