Papel do gerente nas organizações
Através deste trabalho serão expostos todos os aspectos relacionados com o papel do gerente nas organizações hoje em dia.
Exploraremos os aspectos comportamentais e técnicos necessários para que um gerente atue com maestria em seu papel de administrador dentro de uma organização.
Abordaremos também suas atividades no papel de gerente e as habilidades e competências exigidas para que um gerente atue da maneira que a organização espera, trazendo resultados para a empresa e alcançando metas.
Apresentaremos como o gerente hoje deixa de ser um cobrador de seus subordinados e vira um líder direcionador, que não só mostra como deve ser feito, mas que também trilha o caminho com seus colaboradores auxiliando nas dificuldades e decisões.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
Hoje, nas organizações, os gerentes assumem diversas tarefas a serem desempenhadas, ao contrário de tempos atrás, onde sua principal função era de cobrar e punir.
Entre as atividades desempenhadas pelos gerentes estão as de orientar, treinar, aconselhar, a de manter suas equipes informadas dos processos do dia-a-dia, informadas das estratégias e metas da empresa, dos caminhos a seguir para que todos alcancem os objetivos.
Além disso, tem como papel controlar o andamento das atividades de cada membro da equipe, orientando-os e direcionando-os, auxiliando na tomada de decisão e mediando na solução de conflitos.
Os gerentes devem cuidar dos reportes do avanço de suas metas de equipe e individuais para seus superiores, sinalizando os resultados, demonstrando os ganhos financeiros conseguidos através de sua gestão e de sua equipe.
É também uma preocupação do gerente a tarefa de cuidar do desenvolvimento dos membros de suas equipes e de seu auto desenvolvimento.
Deve orientar sua equipe de treinamentos e possibilidades de desenvolvimento em equipe e, individualmente, de treinamentos particulares a cada membro e necessidades específicas a cada função