Papel do gerente nas organizações contemporâneas
Módulo: 1
Atividade: Papel do gerente nas organizações contemporâneas.
Título: O papel fundamental da gerência.
Aluno: Lucas Erthal de Andrade
Disciplina: Introdução a Administração.
Turma: 109
Introdução
As empresas modernas necessitam cada vez mais de profissionais com características de liderança e uma visão tática dos fatos para melhor chegar aos objetivos desejados. Existe uma certeza, que não existe uma forma exata, única de se administrar algum negócio, o que existe são profissionais competentes e preparados para melhor administrar os recursos e liderar os funcionários, a fim de descobrir como traçar os melhores planos e metas para alcançar com sucesso seus objetivos.
O que promoverá o sucesso, ou seja, se irá ou não conquistar seus objetivos com êxito é a forma na qual a organização será conduzida, administrada pelos seus líderes nos diferentes níveis organizacionais dentro da empresa. É por esses fatores que o papel de gerente tem se tornado cada vez mais fundamental em uma organização.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
Os gerentes formam parte essencial da organização, pois eles que administram a empresa levando em consideração vários aspectos, tanto dentro da própria empresa como fatores externos, para assim sempre preparar sua empresa para o mercado, para cada vez mais prestar melhores serviços aos seus clientes e consequentemente se sobressair sobre os concorrentes. Também são importantes nas empresas por fazerem um processo de transição, de articulação entre o presidente e os diretores da empresa com seus outros funcionários, ou seja se encontram no nível intermediário da empresa, entre o institucional e o operacional.
Isso mostra claramente que a função do gerente vai mundo além que apenas comandar seus funcionários e abrange muitas outras funções dentro de uma organização. Logo suas funções incluem planejamento, traçar metas e planos para que a empresa consiga ter seus objetivos alcançados.