vitamina d
A VITAMINA D
ADITIVOS & INGREDIENTES
Introdução
32
Conhecida como a “vitamina do sol”, a vitamina D está muito presente na mídia atualmente. As últimas pesquisas confirmam os benefícios que a vitamina D traz para a saúde e identificam outros novos.
Hoje em dia, muitas pessoas no mundo inteiro não estão consumindo vitamina D o suficiente para que consigam obter os benefícios para sua saúde. Há vários motivos para isso. A produção da vitamina D na pele é a principal fonte deste nutriente essencial para os humanos. Apesar das diferenças individuais de capacidade de produção, a síntese da vitamina D depende, principalmente, da exposição da pessoa à luz ultravioleta. Assim, os níveis de produção variam consideravelmente em resposta a fatores geográficos, culturais e estilo de vida. Quando a produção de vitamina D na pele é insuficiente às únicas fontes de vitamina D são uma dieta equilibrada ou pelo uso de suplementos.
A entrada da vitamina D pela dieta é limitada a um pequeno grupo de alimentos naturais que contém esta vitamina, tais como peixes gordurosos, ovos e produtos lácteos. Nos Estados Unidos e no Canadá, entre outros países, alguns alimentos básicos são fortificados com vitamina D.
Na maior parte do mundo, no entanto, as fontes dietéticas são limitadas.
Cientistas afirmam que precisamos, com urgência, melhorar o nosso suprimento de vitamina D. Muitos países estão buscando uma mudança na legislação para que se permita a fortificação com vitamina D. Especialistas em nutrição pedem para que haja um aumento na dose de vitamina D, por porção, a um nível elevado o suficiente para o organismo produzir concentrações eficazes da vitamina. Há um forte apelo para a
revisão e elevação dos níveis diários de ingestão recomendados atualmente.
Assim, a melhoria do status da vitamina D deverá se tornar um problema de saúde pública.
A vitamina D está ligada:
Saúde óssea
Função muscular
Saúde do coração