O Papel do Gerente Nas Organizações Contemporâneas
Módulo: 1
Atividade: 1
Título: O Papel do Gerente Nas Organizações Contemporâneas
Aluno: Caio Bamberg
Disciplina: IA
Turma: 104
Introdução
Nossa sociedade está em constante processo de transformação, assumindo novos comportamentos, mudando o mundo em que vivemos, a forma como nos relacionamos, como consumimos e, por fim, as empresas e todas as formas de organização em que as pessoas estão inseridas.
Entender a mudança do mundo e a evolução do comportamento social é fundamental para adaptar métodos e características gerenciais, em busca de melhores resultados e satisfação geral.
Num cenário em constante inovação e mutação, o objetivo deste trabalho que apresento, é discutir a função do gerente nas organizações contemporâneas, revisitando suas tarefas, competências e habilidades.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
Segundo Fayol, administrar é apenas uma das 6 funções de uma empresa. Ele nos ensina que planejar, organizar, controlar e dirigir, são funções inerentes ao papel do gerente. Entre as 4 citadas, podemos incluir também a "previsão", ou a capacidade de avaliar o futuro e criar um bom plano de ação. A visão de Fayol é mais gerencial, objetivando resultados finais.
Por outro lado, Taylor nos traz a visão acerca das tarefas operacionais, da eficiência produtiva. Para Taylor, cabe ao gerente o papel impositivo na relação com funcionários, ser diligente nas tarefas em busca de produtividade.
No entanto, no mundo moderno e atual, o maior recurso de uma organização são os seus colaboradores e funcionários. Através deles, vão desenvolver produtos ou ofertar serviços, com maior ou menor produtividade e qualidade. Nesse ponto, cabe ao gerente o papel energizador de motivar pessoas e extrair seu melhor potencial, equalizar a eficiência das equipes envolvidas em sua gestão, e atingir resultados de forma cooperativa.
Vem daí a necessidade de um novo tipo de gerente, o Gerente "Coach". O papel do gerente