O papel do gerente nas organizações contemporâneas
Estamos em constante evolução, seja comportamental, científica, tecnológica, financeira, ou em qualquer outro segmento, as mudanças sempre refletem nas organizações e na forma como são gerenciadas. Neste cenário o papel exercido pelos gerentes dentro das organizações passou por uma remodelagem.
O objetivo desta atividade é identificar o papel deste "novo" gerente nas organizações contemporâneas.
Tarefas a serem desempenhadas pelo gerente
De acordo com Burns & Stalker a forma de administrar depende de diversos aspectos organizacionais, tendo em vista que a administração depende de diversos aspectos organizacionais e que as tarefas designadas devem ser continuamente analisadas e definidas a partir da interação dos trabalhadores.
Já Hersey & Blanchard destacaram a importância dos gerentes nas organizações e fato de poderem assumir diferentes responsabilidades e atribuições de acordo com a as políticas da instituição da qual faz parte.
Para Bowditch e Buono o gerente é um profissional que possui a autoridade e sua função envolve muito mais do que apenas guiar seus subordinados, abrange também planejamento, organização, controle, coordenação e tomada de decisões.
Em um conceito moderno o gerente passou a exercer um papel diferente do idealizado na administração tradicional, ele deixou de ser visto como um "carrasco", ele passou a orientar, educar e incentivar sua equipe sem deixar de enxergar cada membro da sua equipe como uma pessoa única, com características e necessidades próprias. Desta forma percebemos uma "humanização" da administração e os gerentes precisaram sair da sua zona de conforto, pois de nada adiantaria uma empresa investir em tecnologia, planejamento e marketing se não houver uma gestão que incentive seus funcionários de forma criativa e capacitada para que os objetivos sejam alcançados.
Competências e habilidades demandadas do gerente
O gerente contemporâneo precisou se reinventar e desenvolver habilidades