a relevância da teoria tridimensional para o direito
Resumo: tendo grande relevância no meio acadêmico, a teoria tridimensional do Direito, está geralmente direcionada à figura de Miguel Reale, sendo considerado por muitos o maior jusfilósofo brasileiro, mas lamentavelmente nem sempre é compreendida de forma eficaz pelos que a evocam. Nesta perspectiva, o presente artigo tem como objetivo demonstrar de forma clara a importância da teoria tridimensional de Reale, em especial, aos operadores do Direito, que por muitas vezes não realizam sua aplicação.
Palavras-chave: Teoria tridimensional; Direito;norma. 1.1TEORIA TRIDIMENSIONAL DO DIREITO
A obra do tridimensionalismo do Direito é atualmente conhecida em grande parte do mundo, uma vez sendo notória sua importância. Essa teoria foi desenvolvida por Miguel Reale, que é um jusfilósofo brasileiro.
Miguel Reale nasceu no interior de São Paulo, em São Bento do Sapucaí, em 6 de novembro de 1910 e faleceu aos 95 anos em São Paulo no dia 14 de abril de 2006. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Foi Professor Catedrático e Reitor desta mesma Universidade. É pai do também jurista Miguel Reale Júnior (ACADEMIA, 2007).
Reale, não foi o primeiro teórico a formular uma teoria tridimensional do Direito, mas certamente foi quem a administrou de forma mais madura, ao ponto do renomado jurista e filósofo espanhol Ricaséns Siches no findar de sua vida a ter adotado.
Sendo objeto de estudo da Filosofia do Direito latino-americano, a Teoria Tridimensional parte da idéia de que o fenômeno jurídico deve ser compreendido sob uma visão que englobe os três aspectos epistemológicos mais utilizados pelos juristas e filósofos