Modelo Ficha de Diagnostico
Apresentação
Esta avaliação se dará no ambito dos resultados e das ações desenvolvidas na Igreja / Distrito, definidas para os príncípios da Organização. Nesta fase faremos uma autodiagnose da nossa condição frente aos desafios missionários que nos propusemos alcançar no período e que contribuirá para o desenvolvimento do Planejamento para os próximos anos, lembrando que a fase P do PDCA implica em identificarmos um problema (resultado não alcançado), definirmos uma meta e o plano para atingirmos a meta.
Introdução
1. O que significa planejar?
Planejar significa:
a) Preparar com antecedência os passos que devem ser tomados;
b) Para que determinado programa possa ser realizado de modo sistemático;
c) Com vistas a economizar esforços, diminuir os gastos de tempo e dinheiro e evitar muitas surpresas.
Em outras palavras, podemos dizer que planejar é realizar uma série de ações como se elas estivessem sendo realizadas na realidade, para que, quando elas tiverem que ser feitas, a maioria dos atos já estarão previstos.
2. Três pontos essenciais para qualquer planejamento
Primeiro ponto: Qualquer planejamento deve saber qual é a sua motivação. Quando se começa a pensar sobre planejamento e se toma a decisão de fazê-lo, é preciso deixar claro qual é a motivação, isto é, porque queremos planejar. O produto de um planejamento é a transformação. Planejar deve levar necessariamente a uma transformação das pessoas e das igrejas, seus ministérios e modos de servir e contribuir para missão de Deus. Portanto, o planejamento é uma oportunidade para favorecer processos de mudanças e de transformação. Como também, pode representar uma mudança nas relações de poder e de força dentro da igreja. Neste sentido, torna-se essencial convidar pessoas para participar do debate inicial sobre planejamento, avaliando a verdadeira motivação em cumprirmos a missão de Deus. A mudança que