A importância do ensino religioso no estado laico
Papa diz que ensino religioso no Brasil não prejudica o Estado laico
Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut
O papa Bento 16 disse hoje (31) em português que o ensino religioso no Brasil não afeta o Estado laico e que garante que aos pais o direito de educar seus próprios filhos.
Ao receber em audiência Almira Franco de Sá Barbuda, novo embaixador do Brasil para a Santa Sé, o papa lembrou que a Igreja Católica faz parte da história do Brasil desde o descobrimento, quando no dia 26 de abril de 1500 foi celebrada a primeira missa na então colônia portuguesa.
Para ressaltar essa importância histórica destacou que são muitas “as cidades batizadas com o nome de santos de tradição cristã”.
Ele disse que a Igreja Católica ajuda a forjar "o espírito brasileiro caracterizado pela generosidade, o esforço, o respeito aos valores familiares e a defesa da vida humana em todas suas fases".
Por isso, afirmou que a sua expectativa é de que o Estado brasileiro não trate a religião "como um simples sentimento que possa ser relegado ao âmbito particular, se não como uma realidade que, ao estar organizada em estruturas visíveis, precisa ter presença comunitária pública reconhecida".
Disse que o acordo assinado entre o Vaticano e o governo brasileiro em 2008 garante a “saudável” laicidade do Estado ao mesmo tempo em que assegura o livre exercício das atividades da igreja, “em benefício de cada pessoa e da sociedade”.
Encontra-se no STF (Supremo Tribunal Federal) à espera de julgamento uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) proposta pelo Ministério Público questionando o ensino de religião nas escolas públicas.
Leia mais em http://www.paulopes.com.br/2011/10/papa-diz-que-ensino-religioso-no-brasil.html#ixzz1ykFXhqCJ
Paulopes informa que reprodução deste texto só poderá ser feita com o CRÉDITO e LINK da origem.