O ensino religioso nas escolas públicas: conúbio entre igreja e estado
Programa de Pós-Graduação em Educação
O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: conúbio entre igreja e estado
Belo Horizonte
2012
O ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS: conúbio entre igreja e estado
Belo Horizonte
2012
Sumário
Introdução.
1 - O surgimento religioso no Brasil
2 – Influencia de São Tomás de Aquino na educação Brasileira
3 – Ensino religioso antes do positivismo
3.1 – A laicidade do Estado – positivismo
3.2 – Laicidade e a democracia
4 – As leis brasileiras e o ensino religioso na escola pública: linha do tempo
4.1 – O ensino religioso no Brasil
4.2 – O ensino religioso no mundo
INTRODUÇÃO
Este trabalho busca a compreensão entre o ponto de vista societário e o ponto de vista estatal(jurídico e político) do Ensino Religioso nas Escolas Públicas Brasileiras.
Procura demonstrar a necessidade de se haver um Estado verdadeiramente Laico, onde todos os credos, bem como a ausência destes, são respeitados, de modo que o Brasil observe seus preceitos constitucionais, assegurando à minoria uma igualdade em relação a maioria.
1 - O SURGIMENTO RELIGIOSO NO BRASIL
Os português colonizaram o Brasil em seu território e as pessoas que nele habitavam. O campo religioso no Brasil nasceu a partir do movimento da Contra-Reforma quando se deu a conquista lusitana. A igreja católica estava decidida a retomar o domínio perdido com a Reforma Protestante e no século XVI, ela aumentou os seus esforços na conversão dos povos incorporados aos domínios das monarquias e foi assim aproveitando-se da ignorância dos povos indígenas e usando-se de suas culturas que a Igreja Católica catequizou os índios brasileiros. O campo religioso no Brasil abrange religiões de diferentes tradições culturais com influência do sincretismo, o catolicismo popular, religiões