Estado Laico
Este documento tem por objetivo apresentar diferentes pontos de vista sobre esse assunto, devido cada candidato pensar de uma forma diferente. Exemplos de onde a religião interfere no nosso estado e vice versa.
Os candidatos que estão presente em algum dos três poderes (legislativo, executivo ou judiciário) e os que estão se elegendo atualmente já tem uma definição comum de, o que é um estado laico. Estado laico é ter uma posição neutra no campo religioso, defender a liberdade a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais, onde a religião não deve interferir no assunto do estado, separando assim a religião do poder político.
O nosso país é oficialmente um Estado laico, afinal temos a Constituição Brasileira e também outras legislações que preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito a manifestações religiosas, o artigo 5º da Constituição Brasileira(1980) está assim escrito :
“VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”¹
Contudo, a laicidade do Estado pressupõe a não intervenção da Igreja no Estado, e um aspecto que contraria essa postura é o ensino religioso nas escolas públicas brasileiras.
Por mais que o estado laico tenha uma única definição e é