Estados laicos
01- Pesquise quais países ainda vivem sob regimes religiosos (estados que não são laicos). Identifique a religião oficial desses países e quais são as penas para quem se converte a outra religião.
Poucos países hoje em dia não são laicos, os principais países a viverem em regime religioso são os estados islâmicos. Abaixo a lista de países com suas respectivas religiões oficiais:
Islã: Arábia Saudita, Lemen, Indonésia, Irã, Mauritânia, Paquistão, Sudão
Cristianismo Católico: Costa Rica, Liechtenstein, Malta, Mônaco, Timor leste, Vaticano e a suíça, apenas 10 dos 26 cantões a religião como governo.
Andorra, Argentina, Republica, Dominicana, El Salvador, Itália, Indonésia, Haiti, Honduras, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Eslováquia e Espanha dão um reconhecimento especial a igreja católica por causa de suas constituições.
Cristianismo Ortodoxo: Armenia, Chipre, Finlândia, Grécia.
Assim como no catolicismo a Bulgaria, Estonia, Georgia, Macedônia e Montenegro também dão um reconhecimento especial a ortodoxia.
Judaísmo: Israe
Calvinismo: Tuluva
Anglicanismo: Inglaterra, Escócia e País de Gales
Luteranismo: Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega.
Com relação às penas a quem se converte a outra religião, não se encontra muitas informações.
Dependendo de cada religião existe uma pena, um apostata é afastado do grupo religioso no qual era membro, pode ser vitima de preconceito, intolerância, difamação e calúnia por parte dos demais membros ativos. Em casos extremos que acontecem principalmente em religiões muçulmanas são levados a pena de morte.
02. Pesquise a origem do Estado Laico no ocidente, pesquise também se o Brasil cumpre todos os requisitos de um estado laico.
O estado Laico surgiu historicamente com a separação da igreja- estado na França no fim do século XIX. O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações prevêem a liberdade de crença religiosa aos