Caras pintadas
Os Caras Pintadas
O movimento dos “caras pintadas” foi um movimento estudantil social e político de oposição ao governo do então presidente Fernando Collor.
O movimento foi baseado nas denúncias contra o presidente e suas medidas econômicas. Porém suas raízes devem ser analisadas desde a década anterior, em especial o ano de 1989, que marcou a eleição de Fernando Collor.
Ditadura
Militar
Voto
Indireto
Voto
Direto
Nova
Constituição
Federal
Voto
Facultativo
Um Pouco da História …
Eleições de 1989 – Fernando Collor venceu as eleições e se sagrou como o primeiro Presidente da República eleito pelo voto direto após o fim da ditadura militar …
Nova Constituição Federal
Foi aprovada em 1988, a qual estabelecia finalmente o voto direto para presidente da república no ano de
1989. Garantindo também o voto facultativo aos jovens entre 16 e 18 anos.
Em 1989, pela primeira vez os adolescentes, entre 16 e 18 anos, puderam participar diretamente de uma eleição. Apesar do voto, neste caso, ser facultativo mais de 50% dos jovens nessa faixa etária compareceram, em 1989, aos cartórios eleitorais para obter seus títulos de eleitores.
Parte considerável da juventude optou, no entanto, por Collor que representava grupos conservadores e da elite tradicional. De certa forma, a preferência por Collor estava ligada à tendência juvenil
de
buscar
o
novo,
a
modernização da sociedade e Fernando Collor fundou toda
sua
modernização do país.
estratégia
eleitoral
na
Porque Collor?
Pensando Max Weber X Collor
Talvez um dos exemplos mais vivos em nossa memória, que marcou
todo
o
povo
brasileiro,
de
Dominação
Carismática, seja Fernando Collor de Mello. Ele conseguiu, através de seus “carismas” de falar bem, postura energética e proposta de “caça aos marajás” , angariar a simpatia e até a devoção
de
muitas
pessoas.
Sua
postura