Calibração de vidraria
DISCIPLINA: Química Experimental I
PROFESSOR: Franciso josé
Bloco I - Tarde
CALIBRAÇÃO DE VIDRARIAS
COMPONENTES:
Carol castro
Luana Mendes
Luan oliveira
Teresina - 2012
SUMÁRIO
1 – Resumo;
2 – Introdução;
3 – Objetivo;
4 – Parte Experimental;
4.1 – Materiais Utilizados;
4.2 – Reagentes;
5 – Procedimentos Experimentais;
5.1 – Procedimento I;
5.2 – Procedimento II;
6 – Resultados e Discussão;
7 – Conclusão;
8 – Referências.
1 - Resumo
A princípio, utilizou-se a balança analítica para calibrar as vidrarias, com seus respectivos volumes propostos, e em seguida, saber se os valores encontrados na balança seriam iguais aos que são tidos como padrão. Observou-se que há uma pequena diferença, que por sua vez, impossibilita a mesma exatidão que satisfaz os valores indicados por determinados instrumentos de medição.
2 - INTRODUÇÃO
“A calibração é um conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por instrumentos de medição, e os valores, de grandeza, estabelecidos como padrões”.
A calibração é usada para medir o volume que é realmente contido ou transferido para uma determinada vidraria. Isto é feito pela medida da massa de água transferida ou contida no recipiente, sendo a densidade da água usada para converter massa em volume. Por este meio, pode-se determinar, por exemplo, que uma vidraria qualquer que mede 10 mL transfere 10,016 mL ao invés de 10,000 mL.
Ao iniciar uma calibração é necessário que primeiramente se observe a temperatura ambiente e que sempre se leve em consideração os algarismos significativos da balança analítica. Também devem ser tomados alguns cuidados que por outro lado podem prejudicar o experimento, como por exemplo, evitar que haja muitas pessoas próximas a balança, como também a entrada de correntes de ar no local, e se manter um pouco afastado na hora de realizar as medições,