Seleção de pessoal
Disciplina: Gestão de Recursos Humanos l
Nome: Ednilson Fernandes dos Santos
-------------------------------------------------
Referência do artigo: SANTOS, José Guilherme Wady; FRANCO, Ruth Nara Albuquerque; MIGUEL, Caio Flávio. Seleção de pessoal: considerações preliminares sobre a perspectiva behaviorista radical. Psicol. Reflex. Crit., Porto Alegre, v. 16, n. 2, 2003 . Disponível em :<http://www.scielo.br/scielo.>
Resenha Crítica: José Guilherme Wady Santos é Psicólogo, Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. É Professor da Universidade Estadual do Pará (como prestação de serviço) e Consultor Organizacional.
Ruth Nara Albuquerque Franco é Psicóloga pela Universidade Federal do Pará. Atua em orientação e seleção profissional na Escola Moderna - Centro de Ensino, Educação e Cultura de Macapá, e presta assessoria em Psicologia ao Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP).
Caio Flávio Miguel é Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre e Doutorando em análise comportamental aplicada pela Western Michigan University (EUA), onde atualmente leciona.
Versão preliminar deste trabalho foi apresentada na IV Semana Científica do Laboratório de Psicologia Experimental (Universidade Federal do Pará, Belém. Abril/2001). O presente artigo aborda sobre os testes de seleção de pessoal usados nas organizações com o objetivo de selecionar candidatos com melhores competências e habilidades técnicas.Para isso, analistas do comportamento consideram apenas os fatores internos relacionados a pessoa na seleção de pessoal, sendo por isso criticados por estudiosos da área como o americano B.F.Skinner, que defendia a teoria do Behaviorismo Radical, que diz que variáveis externas e estímulos ambientais contribuem para a manutenção do comportamento no ambiente organizacional ou mudança, reafirmando a possibilidade do estudo do comportamento através de estudos científicos.