Seleção Pessoal
REFERÊNCIAS
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere-se ao processo de Seleção de Pessoal, uma pratica utilizada pelos Psicólogos nas organizações.
A seleção de Pessoal é o processo que busca, dentre os vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia na organização, ou seja, preservar ou enriquecer o capital intelectual da organização (CHIAVENATO, 1999).
O objetivo deste trabalho é apresentar a definição e os principais conceitos e bases teóricas da seleção de pessoal, no qual abordaremos temas sobre: o enfoque estratégico e o processo de seleção de pessoal; as técnicas de seleção de pessoal e a seleção por competências.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica a partir dos artigos, Seleção de pessoal: O desafio de agregar pessoas a organização e o Processo de seleção de pessoal.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O processo de Seleção de Pessoal
Atualmente, as empresas enfrentam uma forte competitividade o que as impulsionam na busca por pessoas qualificadas para cumprir determinados cargos e tarefas, e também contribuir para que a organização atinja seus objetivos. Por isso, a importância de um processo seletivo que viabilize a contratação de pessoas capazes de fazer o diferencial na organização.
O papel de Recursos Humanos assume como principal tarefa a de abastecer a empresa de talentos, o capital da economia globalizada é um fator decisivo no sucesso de uma organização. Para que empresa alcance tal objetivo o processo seleção de pessoal constitui um fator determinante.
A seleção de pessoal é um dos subsistemas de recursos humanos mais importantes. Depois de efetuado o recrutamento, o próximo passo é selecionar o indivíduo em destaque, ou seja, aquele que está mais intimamente ligado com as necessidades do cargo. A seleção é a escolha dos (as) candidatos (as) para a