Tipos de vedações
SUMÁRIO 1
1. INTRODUÇÃO 2
2. RETENTORES 3
2.1 Componentes básicos de um Retentor. 3
2.2 Principais locais onde os Retentores se encontram. 4
2.3 Temperatura de Trabalho de um Retentor. 4
3. Juntas de teflon 4
3.1 Descrição das Juntas de Teflon. 5 6
4. JUNTAS DE AMIANTO 6
4.1 Descrição das Juntas de Amianto. 6
4.2 Papelão PH-350 7
4.3 Papelão PH-450 7
4.4 Papelão PH-550 7
1. INTRODUÇÃO
Vedação é o processo usado para impedir a passagem, de maneira estática ou dinâmica, de líquidos, gases e sólidos particulados (pó) de um meio para outro. Por exemplo, consideremos uma garrafa de refrigerante lacrada. A tampinha em si não é capaz de vedar a garrafa. É necessário um elemento contraposto entre a tampinha e a garrafa de refrigerante impedindo a passagem do refrigerante para o exterior e não permitindo que substâncias existentes no exterior entrem na garrafa. Elementos de vedação são peças que impedem a passagem de fluídos de um ambiente para outro e evitam que esse ambiente seja poluído por agentes externos. Na mecânica, são elementos destinados a proteger máquinas ou equipamentos contra a entrada e a saída de líquidos, gases e sólidos particulados (pó).
Uma vedação deve resistir a meios químicos, ao calor, à pressão, ao desgaste e ao envelhecimento. Além disso, as partes a serem vedadas podem estar em repouso ou em movimento, ou seja, a junção pode ser estática ou dinâmica.
Os elementos de vedação atuam de maneira diversificada e são específicos para cada tipo de atuação, por exemplo: tampas, bombas, eixos, cabeçotes de motores, válvulas, etc. Em função da solicitação, as vedações são feitas em diversos formatos e diferentes materiais, como: juntas de borracha, papelão, velumóide, anéis de borracha ou metálicos, juntas metálicas, de amianto ou teflon, retentores, gaxetas, selos mecânicos, etc.
No conteúdo a seguir serão citados alguns dos vários elementos de vedação que existem e suas principais características. Serão mencionados