Seleção de Pessoal
Apesar dos avanços tecnológicos e de todos os recursos criados decorrente desse processo além de toda estrutura organizacional o fator mais relevante para o bom desempenho de uma empresa ainda é a qualidade do seu corpo de funcionários, afinal, são as pessoas que utilizam todo o aparato tecnológico para um melhor desempenho nas mais variadas funções, dando uma dinâmica à organização, acompanhando o processo de modernização no mundo globalizado.
Para que uma empresa forme uma equipe de trabalho que atue com excelência é preciso selecionar as melhores profissionais e para tanto as empresas buscam acrescentar novas pessoas em seu quadro de funcionários efetivos, visando suprir suas necessidades de pessoal.
Observa-se que existe uma diferença entre recrutamento e seleção de pessoas como esclarece CARVALHO, NASCIMENTO e SERAFIM (2002). Mesmo sendo ambas as etapas de um mesmo processo o recrutamento se configura em atrair e encaminhar os candidatos enquanto a seleção se encarrega da esclha e admissão dos novos colaboradores da organização
A seleção de pessoas é definida por CARVALHO, NASCIMENTO e SERAFIM (2012) como um método que:
Consiste no processo sistêmico que tem por finalidade escolher entre os candidatos recrutados, aquele que complete o perfil traçado pela empresa para ocupar o cargo em questão. (CARVALHO, NASCIMENTO e SERAFIM 2012, p 127).
Segundo FAISSAL, PASSOS, MENDONÇA e ALMEIDA (2009) a seleção se apresenta como um novo processo de tomada de decisão onde se faz confere o perfil dos candidatos comparando-os com posição a ser ocupada na organização além de fazer a comparação entre os candidatos. As comparações levam à escolha de um dos candidatos para ocupar determinada posição na organização. Para a escolha acontecer é necessário promover uma serie de atividades associadas que conforme descreve FAISSAL, PASSOS, MENDONÇA e ALMEIDA (2009) “abrangem a triagem, a análise do perfil de competência, a avaliação dos candidatos, a