Datas históricas - biografia almeida garrett
1799 – Nascimento de João Baptista da Silva Leitão (o sobrenome Almeida Garrett – foi adotado em 1818 depois do exílio na Inglaterra – Sobrenome Irlandês de um ascendente paterno).
1807 – Invasão francesa em Portugal. Fuga da Família Real para o Brasil.
1812 – Fim da ocupação francesa em Portugal. Com a Família Real no Brasil. Portugal é dominado pelos Ingleses.
1815 – Queda de Napoleão.
1816 – Inicia o curso de Direito em Coimbra.
1817 – Participa do movimento contra a ocupação inglesa, ambientação pra a revolução liberal, eclodida no Porto em (1820).
1818 – Publicou “O Retrato de Venus”, foi processado por ser considerado materialista, ateu e imoral. Começa a usar o nome Almeida Garrett, assim como toda a sua família.
1820 – Eclode a Revolução liberal do Porto e Garrett adere à maçonaria e funda a Sociedade dos Jardineiros (maçônica).
1821 – A Família Real regressa do Brasil e D. João VI é obrigado pelos liberais a jurar a Constituição. Volta aos Açores numa viagem de possível motivação maçônica, retonando para Lisboa onde continua a publicar escritos patrióticos e conclui a Licenciatura em Novembro.
1822 – Casa-se com Luísa Midosi, de apenas 14 anos. É absolvido das acusações de materialista e ateu.
1823 - Os liberais são perseguidos e Garrett se exila na Inglaterra, após a Contrarrevolução Vilafrancada, chefiada por D. Miguel: D. João VI é levado abolir a Constituição de 1822. Vive na Inglaterra, indo depois para França. Contato com o movimento romântico inglês descobrindo Shakespeare, Walter Scott e outros autores.
1824 – Garrett vai para a França, estabelece-se em Havre, cidade portuária francesa na foz do Sena, muda-se para Paris, e retorna ao seu antigo emprego no Havre.
1825 – Publica “Camões” influenciado pelo Romantismo, o poema geralmente considerado como a primeira obra da literatura romântica em Portugal.
1826 – Volta para Paris, publica “Dono Branca” e