Fixadores
Parafusos, porcas e arruelas são peças metálicas de vital importância na união e fixação dos mais diversos elementos de máquina. Por sua importância, a especificação completa de um parafuso e sua porca englobam os mesmos itens cobertos pelo projeto de um elemento de máquina, ou seja, material, tratamento térmico, dimensionamento, tolerâncias, afastamentos e acabamento.
2. Parafusos:
Parafusos são elementos de fixação, empregados na união não permanente de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas. Os parafusos se diferenciam pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento.
Em geral, o parafuso é composto de duas partes: cabeça e corpo.
O corpo do parafuso pode ser cilíndrico ou cônico, totalmente roscado ou parcialmente roscado. A cabeça pode apresentar vários formatos; porém, há parafusos sem cabeça.
Há uma enorme variedade de parafusos que podem ser diferenciados pelo formato da cabeça, do corpo e da ponta. Essas diferenças, determinadas pela função dos parafusos, permite classificá-los em quatro grandes grupos: para- fusos passantes, parafusos não passantes, parafusos de pressão, parafusos prisioneiros.
1. 2. 3.1. Classificação dos parafusos:
1. 2. 3.1. 3.2.1. Parafusos passantes:
Esses parafusos atravessam, de lado a lado, as peças a serem unidas, passando livremente nos furos. Dependendo do serviço, esses parafusos, além das porcas, utilizam arruelas e contra porcas como acessórios. Os parafusos passantes apresentam-se com cabeça ou sem cabeça.
1. 2. 3.1. 3.2.1. 3.2.2. Parafusos não passantes:
São parafusos que não utilizam porcas. O papel de porca é desempenhado pelo furo roscado, feito numa das peças a ser unida.
1. 2. 3.1. 3.2.1. 3.2.2. 3.2.3. Parafusos de pressão:
Esses