Remuneração
REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA
Conceito:
Remuneração é o conjunto de retribuições recebidas habitualmente pelo empregado pela prestação de serviços, seja em dinheiro ou em utilidade, provenientes do empregador ou de terceiros, mas decorrentes do contrato de trabalho, de modo a satisfazer suas necessidades básicas e de sua família.
O sistema de remuneração estratégica é uma forma equilibrada de diferentes formas de remuneração. A multiplicidade de formas de remuneração tem crescido devido à necessidade de encontrar maneiras criativas para aumentar o vínculo entre as empresas e seus funcionários.
Remuneração funcional:
• • • • • TRADICIONAL SALÁRIO BASEADO NO CARGO IMPLANTADA JUNTO COM O SISTEMA DE CARGOS & SALÁRIOS PERMITE EQUIDADE EXTERNA E INTERNA MODELO MAIS UTILIZADO PELAS EMPRESAS
É determinada pela função (cargo) e ajustada ao mercado, sendo o tipo mais tradicional que existe, também conhecido pela sigla PCS (plano de cargos e salários). É o modelo mais popular em uso.
A remuneração funcional foi desenvolvida para a chamada empresa burocrática, organizada segundo os seguintes princípios: Divisão rígida de funções e tarefas; Linhas de autoridade e responsabilidades bem definidas; Foco no controle.
As empresas que o utilizam tendem ao conservadorismo e à inércia (Estagnação/falta de movimento).
Salário Indireto:
Compreende essencialmente os benefícios oferecidos pela empresa a seus funcionários.
Benefícios correspondem por parte considerável da remuneração total e costuma ser fator de decisão na aceitação de ofertas de emprego.
FLEXIBILIZAÇÃO DE BENEFÍCIOS
Na forma mais tradicional, os benefícios variam de acordo com o nível hierárquico.
Na forma flexibilizada, cada colaborador escolhe o “pacote” de benefícios de acordo com as suas necessidades e preferências, com base nas alternativas disponíveis.
Flexibilização dos benefícios:
Flexibilização parcial: A empresa determina alguns (fixos e