Curiosidades sobre são miguel das missões / rs
[pic]
O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é um conjunto de ruínas da antiga redução de São Miguel Ancanjo, e um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo, localizado no pequeno município de São Miguel das Missões, no Noroeste do Rio Grande do Sul.
Segundo Roberto Distéfano, consultor da Unesco, "As ruínas da igreja de São Miguel são tão importantes quanto às do Coliseu e da Acrópole e o testemunho mais imponente e bem preservado da arquitetura jesuítica missioneira." O sítio é considerado Patrimônio Mundial pelo UNESCO desde 1983.
A construção da igreja foi iniciada em 1735 e levou 10 anos para ser concluída. Ela foi construída em pedra arenito e em três etapas: a nave, a torre e o pórtico. Registros da época descrevem a decoração do seu interior com altares em talha, dourados e inúmeras esculturas feitas pelos índios em madeira, muitas atualmente no Museu das Missões. O responsável pela obra foi o padre jesuíta italiano Gean Battista Primoli e a influencia da arquitetura barroca está presente em sua construção. Caminhar pelo gramado da redução é como uma volta aos tempos e é impossível deixar de se admirar com a grandiosidade da obra. Da antiga Redução, ainda são visíveis as fundações do colégio, das oficinas, do cemitério, do cotiguaçú, do tambo e das casas dos índios; bem como, a igreja que foi a primeira obra missioneira a ser construída. Pode-se ver, também, a praça, o pomar e a horta.
No local ainda é possível visitar o Museu das Missões, obra do arquiteto Lucio Costa, criado em 1940, tendo o prédio como referência às casas missioneiras. O museu está localizado dentro do sítio arqueológico e demarca os limites da antiga praça, que era o elemento central da redução. Possui em seu acervo cerca de 100 imagens de santos em madeira policromada confeccionados pelos índios e jesuítas que habitavam a redução e é a maior coleção pública missioneira, com peças que