Relação entre cultura, patrimônio e Patrimônio Cultural
Disciplina: PATRIMÔNIO, RESTAURAÇÃO E TÉCNICAS RETROSPECTIVAS I
Professor Ms.
Aluna:
Curso: Arquitetura e Urbanismo – Turma
Este texto trata da minha interpretação pessoal do livro “O que é patrimônio histórico” a partir de um conceito de cultura obtido no livro “Antropologia, uma introdução.
1. Introdução a cultura
O termo cultura (colere, cultivar ou instruir; cultus, cultivo, instrução) abrange várias áreas do saber humano e também é empregada para indicar o desenvolvimento do individuo por meio da educação e da instrução. Os Antropólogos não empregam o termo culto ou inculto da mesma forma que no uso popular, a cultura em geral, se constitui no “conceito básico e central de sua ciência” afirma Leslie A. White (In Kahn, 1975:129) e não consideram a cultura de um determinado local superior a demais, pois elas são apenas diferentes no nível da tecnologia e na integração dos seus elementos, toda e qualquer sociedades possui cultura. Somente podemos considerar desprovidos de cultura o recém-nascido, pois este ainda não sofreu o processo de endocultucação e o homus-ferus porque foi privado do convívio humano.
2. Conceituação da cultura
Os antropólogos ainda não chegaram a um consenso do significado exato do termo, ultrapassando até então 160 definições. Para alguns, cultura é comportamento aprendido para outros é a abstração do comportamento, há aqueles que consideram que a cultura consiste em idéias e os que consideram cultura apenas os objetos imateriais, contrariando aqueles que se referem apenas ao material, enquanto outros consideram cultura o conjunto de coisas materiais e imateriais.
Entre os conceitos a nós apresentados por Marina de Andrade Marconi e Zélia Maria Neves Presotto, (Antropologia, uma Introdução, XXX) obedecendo a uma ordem cronológica e diferentes abordagens, cito Edward B. Taylor (1871) que foi o primeiro a formular um conceito de cultura em sua obra