A importancia do Patrimônio Cultural Imaterial para o Ensino de História
VICERRECTORADO ACADÉMICO
FACULTAD DE CIENCIAS DE LA EDUCACIÓN Y DE LA COMUNICACIÓN SOCIAL
CONVENIO CON IMESMERCOSUR - BRASIL
MAESTRÍA EN EDUCACIÓN
SEMINARIO
“A importancia do Patrimônio Cultural Imaterial para o Ensino de História”
PROFESOR: Comisión de la Maestría
ALUMNO: Paula França Teixeira
E-MAIL: paulafrancat@gmail.com
FECHA DE PRESENTACIÓN: xx/xx/xxxx
TURMA: IMES 02
INTRODUÇÃO e APRESENTAÇÃO DO TEMA
O tema deste projeto de Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação insere-se no domínio científico do Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Espírito Santo, Brasil. O presente estudo pretende demonstrar a importância do Patrimônio Cultural Imaterial no ensino de História, em todos os níveis, acreditando que tal conhecimento tende a fortalecer as relações das pessoas com seus antepassados culturais, construindo um melhor relacionamento destas com seus bens e heranças e estabelecendo, por meio da valorização e da preservação do Patrimônio Cultural, efetiva construção de cidadania, consciência e inclusão social.
Especialmente na última década, podemos perceber que estudiosos de várias áreas, instituições e organizações públicas e privadas têm focado seus esforços e pesquisas à questões que se referem à preservação do Patrimônio Cultural Imaterial.
Tal interesse se insere no que denominamos Educação Patrimonial, que promove a preservação de bens culturais locais e apresenta diversas outras possibilidades para o ensino de História.
No ano de 2006, já graduada em História e atuando como professora há cerca de sete anos, pude entrar em contato com a dissertação “Formação continuada de professores e Ensino-Aprendizagem de História: Contribuições de Pedra e Cal”, fruto da pesquisa realizada pelo historiador e professor Adriano Bom Jesus. A leitura da dissertação me pôs em contato com uma reflexão acadêmica sobre a questão patrimonial e outros autores que contribuíram para sua