Analise de Perigo e pontos Criticos de controle
621 palavras
3 páginas
Análise de Perigo e Pontos Críticos de controle, objetiva garantir a segurança do que é produzido, como também a satisfação do consumidor perante o que foi comprado ( cobrindo desde a entrada da matéria-prima, até as condições de estocagem - armazenagem ). Mas para isto, precisa-se elaborar uma plano interventivo, baseado em uma serie de pontos de perigo na empresa ( que seria o uso do Pontos Críticos de controle – PCC ). A identificação seria a primeira etapa, pois primeiramente precisa-se descobrir as falhas para que assim possa corrigi- las . É um processo que esta interligado, objetivando a identificação, avaliação do que foi encontrado, e medidas de controle para os pontos críticos na etapa produtiva, geralmente os riscos são de origem física (ruído, temperatura, separação magnética- lascas de ferros, parafusos, porcas. Peneiramento. ), químicos ( produtos químicos que apresentem risco ao trabalhador ), como também perigos biológicos ( contaminação por microorganismos , que degredem/ destruam o que estar sendo produzido, pode ser encontrado em todo o processo desde no canavial , até a estocagem) . Por estas razões é fundamental localizar o perigo e identificá-lo para que assim possa oferecer segurança ao produto , e a aplicações de medidas de controle.
Na etapa de produção existem muitos riscos, que são denominados Perigos críticos , e necessitam de medidas corretivas para corrigir as falhas e não prejudicar a qualidade do produto final ( açúcar refinado ). São evidenciados 3 classificações de perigo , denominadas Perigo químico , Perigo físico e Perigo Biológico.
Na separação magnética, o perigo evidenciado é o físico, por tratar de corpos metálicos estranhos no produto, como lascas de ferro, parafusos, porcas . Por trata-se de um ponto critico de controle , é um risco evidente, pois seria ferrugem no produto, ou seja, infringindo a segurança alimentar . Devido a estes fatores, necessita-se de medidas de