Resumo crítico
O artigo: Uso do Facebook como Recurso de Avaliação da Aprendizagem é fruto de uma pesquisa em curso que aborda o uso das Redes Sociais, como Ferramenta de apoio às práticas docentes. O objeto de estudo é a prática docente do Ensino Superior, a qual utiliza o Facebook como um Recurso de Avaliação da Aprendizagem. O objetivo da pesquisa é compreender especialmente sobre o prisma do discente as vantagens do uso das redes sociais como um suporte de avaliação e consolidação da aprendizagem.
Estamos na era digital, por isso se faz necessário a reciclagem dos instrumentos e métodos usados no recinto escolar. O avanço da tecnologia propicia novas formas de acesso a informação e a aprendizagem. Atividades que antes eram feitas no único tempo e espaço, agora é feita no único tempo, mas em espaços diferentes. Essas mudanças ocorreram através da evolução da internet. Pesquisas revelam que o Brasil é o país com maior número de pessoas ligadas às redes sociais. Apesar das redes sociais não serem feitas com fins educacionais, acabou favorecendo desenvolvimentos de atividades educacionais. A pesquisa em questão visa analisar o uso das redes virtuais como extensão das práticas de ensino presenciais, despida de uma visão dicotomia presencial versus virtual. Trata-se de um estudo de caso, realizado com 6 discentes estudantes de mestrados em educação. Como promover uma aprendizagem efetiva mediante ao uso dos recursos midiáticos é a problemática da pesquisa. Foi feita uma análise teórica com base em alguns autores que abordam a utilização das redes sociais no ambiente escolar. Os fundamentos teóricos destes autores revelam as tecnologias da educação como formas técnicas e metodologias inovadoras em ensino e aprendizagem.
No delinear da pesquisa foram selecionadas práticas docentes vivenciadas em uma disciplina do curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Na prática escolhida Facebook funcionava como recurso fundamental para avaliação da