resumo critico
Como se fazer um bom resumo crítico?
Em geral, deve ser: breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários; pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura de um texto; logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as ideias centrais (o argumento) daquilo que se está resumindo. Assim, as ideias devem ser apresentadas em ordem lógica, ou seja, como tendo uma relação entre elas. O texto do resumo deve ser compreensível. apresentar crítica consistente e fundamentada.
Esquematizando...
Ao ler o livro a ser resumido, vá anotando ou grifando as informações principais sobre: os relatos de cada página ou capítulo; intertextualidades; recursos gráficos e visuais como ilustrações.
Estrutura do resumo crítico
O resumo crítico do Trabalho Intelectual deve seguir esta estrutura:
Título
Esse título deve ser criado por você, aluno. É importante ressaltar que o livro analisado é uma obra e seu texto é outro, por isso cada um deve ter seu título.
Nome do autor
Insira seu nome.
Corpo do texto
Breve descrição do livro e do autor.
Inicie o texto fazendo uma apresentação da obra.
Explique como se dá a divisão dos tópicos, se é em capítulos, partes, dentre outras divisões.
Exponha a temática.
Fale brevemente do autor, e somente o que é relevante. Não é preciso citar detalhes da vida particular.
Explane sobre as ilustrações.
Nos próximos parágrafos, é chegada a hora de expor o enredo do livro, de maneira sintetizada, resumida, e seu posicionamento crítico. O ideal é, ao contar a história ( ou as histórias) e/ou as teorias, avaliar criticamente o que está sendo relatado. Desse modo, é mais fácil atingir o objetivo do texto: mostrar que leu e que sabe se posicionar diante daquele