remuneração
POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO
A remuneração se tornou um importante aspecto na gestão das empresas, visto que é por meio da remuneração, e suas políticas, que as pessoas podem planejar sua vida a médio e longo prazo e por meio da busca pela remuneração, as pessoas definem o seu perfil em relação à empresa em que trabalha.
Para alcançar os melhores resultados, as empresas necessitam definir e planejar adequadamente como serão as atitudes de remuneração ao longo dos anos, bem como os processos de atualização e correção monetária ao longo dos anos e outras formas de remuneração, objetivando o melhor desempenho das pessoas e o perfeito comprometimento das mesmas com a organização.
De acordo com Chiavenato (2004), a remuneração é toda retribuição concedida aos diversos funcionários em uma organização, em função dos mesmos ocuparem cargos e desempenharem diversas atividades, tarefas e funções aplicando seus conhecimentos e habilidades. O funcionário realiza a troca desses conhecimentos e habilidades pelas diversas recompensas quantificáveis que o mesmo recebe.
Assim sendo, as recompensas que a organização pode oferecer ao funcionário podem ser financeiras e não financeiras, em virtude das políticas de remuneração que a empresa decide desenvolver.
Há uma certa confusão entre os conceitos de salário e de remuneração. O salário é a contraprestação recebida financeiramente pelo empregado, pago diretamente pelo empregador, em função da prestação de serviço do mesmo e em decorrência do contrato de trabalho. O artigo 76 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) expõe sobre o salário mínimo, que deve ser o valor mínimo pago diretamente pelo empregador a todo trabalhador.
Já a remuneração é a quantidade total que o funcionário recebe pelo seu trabalho em função do contrato. No conceito de remuneração estão compreendidos o salário e todos os demais componentes, como gorjetas, adicionais, comissões, gratificações, etc.
REMUNERAÇÃO DA EMPRESA
A Empresa