Conformação
ENSAIO DE TRAÇÃO (Laboratório)
Professor (a): Patrícia
Curso: Engenharia Mecânica
Aluno: Ronivon Aparecido Cota
Matrícula: 00023073
Faculdade Pitágoras – Engenharia Mecânica
Av. Rajá Gabaglia, 3125 - Santa Lúcia, Belo Horizonte/MG
INTRODUÇÃO:
A prática foi baseada no teste de dureza de um corpo de prova, também foi observada a máquina de ensaio de tração.
Tendo como experimento barra de aço SAE 50, confeccionou-se o corpo de prova. Apos realizado o ensaio determinou-se as seguintes propriedades do material, tais como: Alongamento inicial e Alongamento final, limite de ruptura, limite de ruptura, limite de escoamento, módulo de elasticidade, Limite de resistência mecânica, módulo de tenacidade, e curva verdadeira.
No Ensaio de Tração, uma amostra do material, chamada de corpo de prova, e submetida a um esforço longitudinal, as dimensões padronizadas deste corpo de prova seguem algumas normas, que são colocadas em um computador acoplado à máquina. Fixa-se o corpo de prova na máquina por suas extremidades, de modo que o equipamento possa aplicar uma força axial para fora, tendo um possa aumento do comprimento inicial.
OBJETIVO:
O ensaio de tração tem como objetivo o estudo da resistência de um determinado material e a análise de seu comportamento quando submetido a tração. Esse estudo complementa a análise exigida assim como a qualificação de um material. Além disso o ensaio de tração realizado pelos alunos também visa o aprendizado e familiarização com as medidas e equipamento empregado durante o ensaio. Pode-se aplicar na prática os conceitos aprendidos previamente nas aulas de Ensaios de Conformação Mecânica sendo o relatório uma forma de expor todos os procedimentos, análises e resultados obtidos com o ensaio.
METODOLOGIA:
CARACTERÍSTICAS DO ENSAIO:
EQUIPAMENTO: Máquina Emic
MATERIAL: Corpo de Prova