Conformação
Trabalho Sobre Conformação de Chapas
Conformação de Chapas
Definição: CONFORMAÇÃO DE CHAPAS, também conhecido como ESTAMPAGEM é um dos maiores ramos da conformação. Como o próprio nome diz, a matéria-prima é uma chapa metálica, sendo que esta pode ser de aço, alumínio, cobre, magnésio, titânio, etc. Os tipo de chapas mais utilizadas são as de aço em primeiro lugar. Depois vem as de alumínio, cobre e outros.
Utilização: Quem mais utiliza peças de chapas é a indústria da mobilidade. Carros, caminhões, aviões, etc., aproveitam a principal vantagem de um componente feito de chapa: sua excelente relação entre peso e resistência mecânica. Estruturas feitas a partir de chapas conseguem ser leves e ao mesmo tempo resistentes. Além disso, processos de estampagem permitem uma alta produtividade, o que faz com que o custo de produção de cada peça seja reduzido. Ou seja, uma peca estampada consegue aliar alta qualidade geométrica e estrutural com um baixo custo. Isso explica porque os processos de conformação de chapas são indispensáveis para o mundo moderno, estando presente por todos os cantos. Principais processos da conformação:
Conformação de chapas: Compreende as operações de:
>Embutimento: É o processo utilizado para fazer com que uma chapa plana (“blank”) adquira a forma de uma matriz (fêmea), imposta pela ação de um punção (macho).
>Estiramento: É a operação que consiste na aplicação de forças de tração, de modo a esticar o material sobre uma ferramenta ou bloco (matriz). Neste processo, o gradiente de tensões é pequeno, o que garante a quase total eliminação do efeito mola.
>Corte: Destina-se à obtenção de formas geométricas, a partir de chapas submetidas à ação de pressão exercida por um punção ou uma lâmina de corte. Quando o punção ou a lâmina inicia a penetração na chapa, o esforço de compressão converte-se em esforço cisalhante (esforço cortante) provocando a separação brusca de uma porção