Envie presentes para estes membros
Resumo do tópico -123
A Monarquia.
Hoje a Monarquia foi enfraquicida e abandonada, mas no século passado era a forma de governo adotada, surgiu o Estado Moderno e a necessidade de um Estado forte e o resurgimento da monarquia não sujeita as limitações Jurídicas, a Monarquia absoluta. Apartir do século XVIII, surgiu a monarquia constitucionais, o rei govarna, mas está sujeito as limitações Jurídicas das constituição, além disso ainda tem a outra limitação ao poder do monarca, adotado o sistema palarmentar, o monarca não governa, mas é apenas chefe de Estado exercido po gabinete de ministro.
As características da Monarquia são:
a) Vitalicidade: O monarca governa enquanto vive ou enquanto tiver condições para continuar governando.
b)Heditariedade: Quando o monarca morre ou deixa o governo por qualquer outra razão, é imediatamente sbstituído pelo herdeiro da coroa.
c)Irresponsabilidade: O monarca não tem responsabilidade política, não explica ao povo ou a qualquer órgão, o motivo pelo qual adotouu orientação política.
A favor da Monarquia usam-se os seguintes argumentos:
1) Vitalício e Hereditário: o Monarca está acima da disputa política, podendo assim interfirir comm autoridade nos momentos de crise política.
2) O monarca é um fator de unidade do Estado ou seja, todos os assuntos políticos te nele um elemento superior comum.
3) O monarca assegura estabilidade das intições , ele é ponto de encontro das correntes políticas.
4) o monarca é alguém que desde o nascimento, recebe educação especial para governar. na monarquia portanto, não há risco de goovernantes desprovidos. os argumentos mais frequentes sobre a monarquia são as seguintes:
1) O monarca não governa e é uma inutílidade, despendiosa, que sacrifica o povo sem nenhum proveito.
2) A unidade do Estado e a estabilidade das instituições não podem depender de um fator pessoal.
3)Seria Perigoso deixar o destino do povo e do Estado à sorte de um