Envie presentes para estes membros
INFORMAÇÕES PRIMILIARES: Maria Lucia de Arruda Arranha nasceu em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul. E em parceria com Mara Helena Pires Martins, escreveu diversas obras.
OBRAS = Qual é a graça? O bom e o mau humor. A bússola e a balança – Por um lado mais justo. A praça é do povo – Politica e cidadania Entre a espada e a palavra – Violência ou dialogo. Viver em família – Reinventando os Laços. Maquiavel – A logica da força. Filosofia da educação. Historia da educação e da Pedagogia. Filosofia – Introdução á filosofia. (em parceria).
Temas de filosofia. (em parceria).
FORMAÇÃO: Filosofia na Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
FORMAÇÃO CURRICULAR: Professora no ensino médio na rede publica.
CONTEXTO DE PRODUÇÃO: Desde a primeira edição e 1989, a autora discute os aspectos sociais, políticos e econômicos dos quais o fenômeno da educação não se desvincula. E busca, nos pressupostos filosóficos, o fio condutor que auxilia a interpretação dos fatos históricos.
CONTEXTO DE LEITURA: estudar esse texto nos dias de hoje (2013) para mim é importante para minha formação e adquirir mais conhecimento sobre a educação brasileira, seu desenvolvimento e suas características no período colonial. Aprender mais sobre as aulas do professor Antonio Carlos fazendo o fichamento
HIPÓTESES DE LEITURA: Através do titulo, vou encontrar temas de como foi à chegada dos jesuítas, sua caraterísticas e desenvolvimento, como se iniciou a colonização e a catequese com os índios e dos colonos.
ANALISE TEXTUAL E TEMATICA: Contexto histórico: A colonização resultou da necessidade de expansão comercial da burguesia enriquecida com a revolução comercial e os