manutençao
MANUTENÇÃO – FUNÇÃO ESTRATÉGIC (Alan Kardec & Julio Nascif)
1 HISTÓRICO
A partir da década de 30, à manutenção tem passado por diversas transformações; podendo ser dividida em três gerações:
1.1
A PRIMEIRA GERAÇÃO
A primeira geração abrange o período antes da Segunda Guerra Mundial, quando a indústria era pouco mecanizada, os equipamentos eram simples e, na sua grande maioria, super dimensionados.
Aliado a tudo isso, devido à conjuntura econômica da época, a questão da produtividade não era prioritária. Consequentemente, não era necessária uma manutenção sistematizada; apenas serviços de limpeza, lubrificação e reparo após a quebra, ou seja, a manutenção era fundamentalmente corretiva.
1.2 A SEGUNDA GERAÇÃO
Esta geração vai desde a Segunda Guerra Mundial até meados dos anos 60. As pressões do período da guerra aumentaram a demanda por todo tipo de produtos, ao mesmo tempo em que o contingente de mão-de-obra industrial diminuiu sensivelmente.
Como conseqüência, neste período houve um forte aumento da mecanização, bem como da complexidade das instalações industriais.
Começa a evidenciar a necessidade de uma maior disponibilidade, bem como maior confiabilidade, tudo isso na busca da maior produtividade; a indústria estava bastante dependente do bom funcionamento das máquinas. Isto levou à idéia de que falhas dos equipamentos poderiam e deveriam ser evitadas, o que resultou no conceito de manutenção preventiva.
Na década de 60 esta manutenção consistia de intervenções nos equipamentos feitas a intervalo fixo.
O custo da manutenção também começou a se elevar muito em comparação com outros custos operacionais. Esse fato fez aumentar os sistemas de planejamento e controle de manutenção que, hoje, são parte integrante da manutenção moderna.
Finalmente, a quantidade de capital investido em itens físicos, juntamente com o
2 nítido aumento do custo deste capital, levaram as pessoas a começarem a buscar meios para aumentar a vida