Manutenção
CHEFIAS
Desde que a equipa de manutenção ultrapasse certa dimensão (tipicamente 6 a 8 pessoas) torna-se necessário enquadrá-la por um elemento que coordene as suas atividades, designadamente:
- distribuir as ordens de trabalho pelos elementos da equipa de acordo com a sua disponibilidade e qualificação;
- assegurar que os trabalhos são executados nos tempos previstos;
- assegurar a qualidade do trabalho executado;
- identificar e procurar remover obstáculos à boa produtividade da equipa;
- promover o aperfeiçoamento profissional e a formação do seu pessoal.
FORMAÇÃO
A formação do pessoal de manutenção deve assegurar-lhe as competências básicas necessárias para o desempenho da sua atividade e os conhecimentos específicos determinados pelas características dos equipamentos a intervencionar. Em nível de supervisão e direção à formação proporciona o conhecimento de técnicas de liderança e sensibiliza para as questões específicas da gestão de manutenção.
A formação para manutenção pode ser distribuída pelos seguintes níveis:
(1) Formação técnica de base - Proporciona qualificação profissional em eletricidade, electrónica, mecânica, hidráulica, pneumática, etc. É uma formação obtida nas escolas profissionais ou em programas de aprendizagem e, na manutenção moderna, não pode ser suprida apenas pela experiência.
(2) Formação geral sobre manutenção - Complementa a formação de base com o conhecimento operativo dos conceitos, técnicas e meios próprios da manutenção. Sempre que possível, há vantagem em esta formação ser feita na própria empresa por proporcionar desde logo uma ligação à realidade concreta em que o trabalhador vai atuar.
(3) Formação específica de manutenção - Aprofunda conhecimentos em alguns domínios específicos como o das técnicas de manutenção preventiva ou condicionada. Ou o do diagnóstico e resolução de avarias, ou então estuda em detalhe algum equipamento específico, tanto do ponto de vista da sua