Manutenção
CENTRO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL FIDÉLIS REIS
-------------------------------------------------
Manutenção Elétrica Industrial
Nome: Danilo Antunes de Oliveira / 47ª Turma de Aprendizagem em Instalação Elétrica Industrial
Manutenção Elétrica Industrial
Tipos de Manutenção
Manutenção define-se, basicamente, pelo conjunto de atividades e recursos aplicados aos sistemas ou equipamentos, para mantê-los nas mesmas condições de desempenho de fábrica e de projeto, visando garantir a consecução de sua função dentro dos parâmetros de disponibilidade, qualidade, prazos, custos e vida útil adequados.
Dentre os diversos tipos de manutenção, serão abordados, de forma sucinta, três deles, sendo: * Manutenção Corretiva; * Manutenção Preventiva; * Manutenção Preditiva.
Manutenção Corretiva
Sendo o primeiro, e mais antigo modo de intervir em um equipamento, a manutenção corretiva. A manutenção corretiva é realizada após a ocorrência da falha ou defeito, envolvendo na intervenção reparos, substituição de peças ou substituição do próprio equipamento. Este tipo de manutenção, por sua vez, subdivide-se em duas (2) modalidades: paliativa e curativa, sendo paliativa, quando as intervenções são realizadas de forma provisória de forma a colocar o equipamento em funcionamento e, curativa, quando as intervenções para reparo são realizadas de modo definitivo, para restabelecer a função requerida do equipamento. Esta apresenta como vantagem, a não exigência de acompanhamentos e inspeções nas máquinas; porém, por outro lado, tem-se a necessidade de se trabalhar com estoques e a possibilidade das máquinas falharem durante os horários de produção e necessidade de manter máquinas e equipamentos de reserva.
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva é aquela realizada antes da falha ou no estágio ou no estágio inicial da falha. São as intervenções realizadas para conservar um equipamento em condição operacional