Resenha
Resenhado por ....
O livro "Segurança Alimentar e Nutricional" escrito por Renato Sérgio Jamil Maluf é baseado na questão da inacessibilidade da população a uma alimentação saudável, juntamente com as restrições alimentares e o consumo inadequado.
O texto aborda conceitos, definições e trajetórias, tanto nacionais quanto internacionais. O autor apresenta suas considerações sobre o assunto, e após, divide a obra em três partes: Parte I – Definições e significados; Parte II – Trajetória internacional da noção; e Parte III – Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil.
Na primeira parte, no decorrer do livro o autor aborda problemas ocasionados pela escassez e inacessibilidade de alimentos, um fato que vem aumentando gradativamente. Nesse sentido de entender e questionar o contexto da disponibilidade de alimentos é abordada a ideologias da SAN, onde a mesma tem como metas ações de politicas públicas subordinada a dois princípios: o direito humano a uma alimentação saudável, e a soberania alimentar. Ela defende que todo cidadão deve estar seguro quanto à suficiência e a qualidade da alimentação, de forma que ela possa contribuir para a construção de seres humanos saudáveis e conscientes. A SAN esta inserida em três linhas de ação em um parâmetro para estratégias de desenvolvimento de um país, que são: ampliar o acesso da população aos alimentos, inserir formas mais sustentáveis de produzir e comercializar, e por fim obter qualificações que devem ser dirigidas para grupos populacionais vulneráveis ou com requisitos alimentares específicos.
Nesse sentido sabemos que o Brasil tem capacidade para suprir a carência alimentar de toda sua população, porém por fatores maçantes e conhecidos o problema não é solucionado, de forma que nosso país esta entre os primeiros nos rankings das desigualdades sociais.
Na abordagem dos conflitos alimentares, Valente (2002) afirma que os