That fuck
GRÉCIA ANTIGA
Toledo 2012
Nome: Karen, Elder, Sabrina
Nº 43, 47, 48
1º E
GRÉCIA ANTIGA
Toledo 2012
INTRODUÇÃO
A cultura ocidental deve muito de sua existência aos gregos antigos. Foi na Grécia que surgiu uma série de inovações relacionadas à arte, à arquitetura,, à literatura e à ciência que até hoje estão presentes no nosso cotidiano.
Até hoje, intelectuais, admiradores de esportes e a mídia interessam-se pelos gregos antigos. Afinal, a democracia, a filosofia, os Jogos Olímpicos e outros objetos fascinantes surgiram na Grécia antiga.
O mundo grego
Por volta de 2000 a.C., invasores pertencentes a tribos indo-européias começaram a ocupar o sul dos Bálcans, a Península do Peloponeso e as ilhas do Mar Egeu. Esses Povos também fundaram colônias na costa da Ásia Menor e na Sicília e no sul da Península Itálica.
Na ilha de Creta a civilização cretense floresceu entre 2000 e 1400 a.C. Nesse período Creta dominou no comércio marítimo. Mas por volta de 1400 a.C. a sociedade cretense encontrou seu fim. As causas não são muito claras: terremotos, revoltas das populações submetidas aos palácios e invasões de povos estrangeiros são algumas causas apontadas. Muitos historiadores acreditam que Creta foi subjugada pelos Aqueus.
Homero
Troia era uma rica cidade e os aqueus provavelmente empreenderam uma guerra com motivo de saque. Em 1220 a.C. Troia foi conquistada. O poema épico Ilíada (Troia também era chamada de Ílion) narra a guerra, enquanto Odisseia conta as aventuras do herói grego Odisseu (Ulisses) em seu retorno para a casa, após os combates.
Período Arcaico
Durante a Grécia Arcaica, entre 800 e 500 a.C., as cidades tornavam-se essencialmente núcleos nos quais se concentravam proprietários rurais e lavradores. Cada cidade e os campos ao seu redor se transformaram numa comunidade independente, uma cidade-estado ou polis, com sua própria organização