Redes de computadores
Origem, Conceitos e Métodos
Rede de Computadores
Uma rede de computadores consiste em 2 ou mais computadores e outros dispositivos interligados entre si, de modo que possam compartilhar recursos físicos e lógicos, sendo eles: dados, impressoras, mensagens, sistemas ou softwares.
Histórico
Antes dos computadores, a comunicação entre equipamentos como calculadoras antigas, era realizado pelos próprios usuários através do carregamento de instruções em cartões perfurados e posteriormente em rolos magnéticos ou disquetes.
Em setembro de 1940, George Stibitz usou um teletipoa para enviar instruções a uma calculadora, a partir de um Model K. Durante a década de 1960, Leonard Kleinrock, Paul Baran e Donald Davies, de maneira independente, conceituaram e desenvolveram sistemas de redes os quais usavam datagramas ou pacotes A Advanced Research Projects Agency (ARPA), em 1962 criou a primeira "Rede Interligada" de calculadoras, permitindo que elas trabalhassem em conjunto. Deram o nome de ARPANET. Em 1964, o MIT, um grupo de pesquisa apoiado pela General Elétrica e Bell Lab, usou um computador para rotear e gerenciar ligações teefonicas. Cinco anos depois, na Califórnia, as universidades Stanford, Santa Bárbara e Utah, se conectaram
Topologia de Rede
A Topologia pode ser dividida em 2 formas: Topologia Física é como as máquinas são interligadas fisicamente (cabos, hubs, swits e interface). Topologia Lógica é como os dados trafegam dentro da estrutura física.
Topologia Anel
A topologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série, formando um circuito fechado (anel). O anel não interliga as estações diretamente, mas consiste de uma série de repetidores ligados por um meio físico, sendo cada estação ligada a estes repetidores. É uma configuração em desuso.
Topologia Anel
Essas redes possibilitam a determinadas estações receberem mensagens enviadas por qualquer outra estação