Rede de Computadores
Actualmente, as redes são compostas por uma grande variedade de dispositivos que devem comunicar-se e compartilhar informações.
À medida que essas redes foram crescendo e tornando-se integradas às organizações, o compartilhando dos dispositivos tomou aspecto secundário em comparação às outras vantagens oferecidas. As redes passaram então a fazer parte do quotidiano das pessoas como uma ferramenta que oferece recursos e serviços que permitem uma maior interacção entre os usuários e um consequente aumento de produtividade.
Também ocorreu uma grande mudança nos serviços oferecidos. Além da partilha de recursos, novos serviços, tais como correio electrónico, transferência de arquivos, Internet, aplicações multimédia, dentre outras, foram acrescentadas, aumentando ainda mais a complexidade das redes. Não bastassem esses factos, o mundo da interconexão de sistemas ainda passou a conviver com a grande heterogeneidade de padrões, sistemas operacionais, equipamentos, etc.
CAPÍTULO I – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
1.1. Breve historial das Redes de Computadores
A história das redes de computadores iniciou por volta da década de 60, em (1960-1972), onde a rede telefónica, era a rede de comunicação que dominava o mundo, nesta, a voz era transmitida por comutação de circuitos a uma taxa constante entre a origem e o destino. Ate a década anterior os computadores eram máquinas gigantescas que processavam informações por meio da leitura de cartões ou fitas magnéticas. Não havia interacção entre o usuário e a máquina.
Apesar do alto custo dos computadores nesta década,