Rede de computadores
Uma rede de computadores é formada por um conjunto de computadores eletrônicos capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação, meios de transmissão e protocolos. As redes surgiram da necessidade
De compartilhar informações e periféricos em tempo real e, com isso, aumentar a produtividade dos usuários que pertenciam a um grupo de trabalho e reduzir os custos inerentes a hardware.
Compartilhamento de recursos: uma vez que a rede possibilita que os periféricos de uma máquina possam ser acessados pelos demais, então ela abre a possibilidade de se compartilhar esse recurso. Com a rede é possível que os computadores possam trocar mensagens e dados de uma maneira fácil e eficiente, pode-se utilizar a rede como um mecanismo para aumentar a confiabilidade do sistema como um todo, com uso das redes de computadores é possibilitar a comunicação entre usuários muitas vezes geograficamente distantes.
Nas arquiteturas cliente-servidor existem, necessariamente, dois tipos de computadores: os clientes e os servidores. Os computadores servidores são máquinas que prestam serviços a outras máquinas que os requisitam, chamadas de clientes. No modelo cliente-servidor, um processo cliente em uma máquina se comunica com um processo servidor na outra máquina, o termo processo se refere a um programa em execução Uma máquina pode rodar vários processos clientes e servidores simultaneamente.
No modelo ponto-a-ponto, não tem os conceitos de processos e funções definidas e distintas como existe no modelo cliente-servidor, neste conceito todos os processos que participam da comunicação podem ser cliente e ao mesmo tempo atuar com servidores, nas redes ponto-a-ponto, os usuários podem compartilhar qualquer um de seus recursos da maneira que escolher. Esses recursos incluem dados em pastas compartilhadas, impressoras, placa de fax e assim por diante.
Segundo Gonçalves, (p. 21) “O termo topologia, ou, mais