Resenha
1-O que é resenha? Para Andrade (1995,p.60),resenha é um tipo de trabalho que “exige conhecimento do assunto, para estabelecer comparação com outras obras da mesma área e maturidade intelectual para fazer avaliação e emitir juízo de valor”.
Por isso, afirma ser a resenha tarefa de professores e especialistas no assunto da obra que ela costuma ser pedida em cursos de pós-graduação, como exercício para a realização de trabalhos complexos (monografias).
Resenha é, portanto, um relato minucioso das propriedades de um objeto, ou de suas partes constitutivas; é um tipo de redação técnica que inclui variadas modalidade de texto: descrição, narração e dissertação. Estruturalmente, descreve as propriedades da obra (descrição física da obra), relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada, bem como expõe um quadro de referências em que o autor se apoiou (narração) e, finalmente, apresenta uma avaliação da obra e diz a quem a obra se destina (dissertação). Além dos objetivos gerais da resenha (instrumento de pesquisa bibliográfica, atualização bibliográfica, decisão de consultar ou não o texto original), acrescentam-se os de desenvolvimento da capacidade de síntese, interpretação e crítica. A resenha crítica inclui-se entre os texto que têm por objetivo conduzir o leitor para informações puras, afirma Vanoye. Analisando as mensagens referenciais, vanoye (1985, p. 74) divide-as em a resenha e o informe: Resenha: configura-se como texto que se propõe prestar informações sobre elementos complexos. A resenha pode referir-se a elementos reais (reuniões) ou a referentes textuais (livros, peças teatrais, filmes). Há aqui resumo crítico. Informe: é assim definido o texto cujo objetivo é indicar ao leitor referentes reais , concretos. Envolve fatos, circunstâncias, cifras. São exemplos: comunicados, informe administrativos, boletins de ocorrência. Há aqui descrição. A resenha