Resenha
Isto é, não basta que os 20 primeiros resultados do Google para “Livros de Machado de Assis” falem 2 parágrafos sobre o autor e fiquem por aí, só esperando que nós usuários entremos no site, percebamos que não há o que queremos, e então cliquemos em um anúncio publicitário. Não seria ótimo se no resultado do Google aparecesse apenas um site, com fotos do autor, biografia completa, listagem das obras com links para download e ainda algumas curiosidades históricas?
Infelizmente conteúdos de baixíssima qualidade andam se espalhando pela rede.
Esses dias andei pesquisando sobre modelos de resenha no Google. Adivinhem o que encontrei? Nada. No máximo uma aproximação do caso acima.
Como eu não sou do tipo que reclama sem fazer nada, resolvi fazer eu mesmo aquilo que procurava. Já publiquei aqui no blog um texto que se tornou referência sobre como fazer uma resenha; este artigo vem para complementá-lo e também atender ao pedido de vários comentários lá presentes. Vamos organizar essa história.
Modelo de resenha de obra
Resenha de obra é o tipo de resenha mais solicitado nas escolas e universidades. Sua estrutura é basicamente um resumo sobre o conteúdo a ser resenhado, seguido da opinião do autor da resenha.
O exemplo de resenha de obra que separei foi escrito por mim no primeiro semestre da faculdade (portanto é bem simples) e é sobre o conto A Causa Secreta, de Machado de Assis.
Baixar modelo de resenha de obra (em PDF)
Modelo de resenha crítica
Resenhas críticas são parecidas com resenhas de obras, a grande diferença é que, como o nome já diz, ela tem um caráter mais crítico, há muito mais a opinião do resenhista que qualquer outra coisa. Além disso, resenhas críticas costumam ser