Resenha
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
PROFESSORA: MARIA JOSÉ
RESENHA
SÃO LUÍS
2013
UNIVERSIDADE CEUMA – UNICEUMA
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENADORIA DO CURSO DE DIREITO
DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA
EQUIPE: ALLYSON WEYDER DA SILVA SANTOS
DORENILCE DE JESUS MARINHO AZEVEDO
ROSIANE MARIA C. F. DE SOUZA
SILVIA LETÍCIA SANTOS GOMES
RESENHA: DEFINIÇÕES E VARIAÇÕES
SÃO LUÍS-MA
2013
DEFINIÇÃO
A curiosidade do homem, desde os primórdios da civilização, sempre o levou à busca de conhecer o mundo que está ao seu redor. É essa vontade de explorar o diferente, o estranho que está a sua volta que o leva ao descobrimento do complexo espaço das ideias e às possibilidades que o mesmo encontra a partir do simples ato de compreensão do funcionamento das coisas, levam o indivíduo homem à esfera do conhecimento. Conhecimento esse que, a priori, é de forma empírica, assistemática, pois o indivíduo formula suas ideias a partir das experiências físicas com o material estudado. E quando o homem passa a se questionar além do que ele vê e sente, quando além do mencionado, o mesmo se questiona sobre as causas e as leis que regem o seu material estudado? Partimos daí para um conhecimento mais científico e sistemático em que, para a compreensão do estudo, é necessária a sua organização.
Uma forma de organização do estudo é a resenha, que será abordada neste trabalho mostrando suas diferenças e variações dessa esquemática forma de estudo.
Segundo Eva M. Lakatos e Marina de A. Marconi, em seu livro Fundamentos da Metodologia Científica, resenha é uma descrição minuciosa, com a compreensão de um conjunto de ideias; é a apresentação do conteúdo de uma obra. Consiste na leitura, no resumo, na crítica e na construção de um conceito de valor elaborado pelo resenhista.
O Prof. Dr. Ronaldo Martins, UNIVAS, usa para a definição de resenha a conceituação dada pelo dicionário