Manutenção
Run To Failure” (RTF-operar até quebrar).
Prof. Manoel
Manutenção corretiva
Lembrando origens das manutenções
Manutenção corretiva atua depois da falha; Manutenção preventiva surgiu para garantir a disponibilidade dos equipamentos Manutenção preditiva surgiu principalmente para reduzir custos da manutenção e melhorar a competitividade.
Manutenção corretiva
DEFINIÇÃO
Manutenção Corretiva
“Todo trabalho de Manutenção realizado em uma máquina, equipamento, sistema operacional, unidade ou item para corrigir falhas funcionais, eventualmente também classificadas como panes ou quebras, podendo ou não ser planejado” É aquela que se faz necessária quando ocorrem falhas no equipamento ou fique demonstrado seu funcionamento irregular.
Exemplo: Quebra de um parafuso de um acoplamento. O setor de manutenção faz a troca simplesmente sem se preocupar com as causas e defeitos que ocasionaram a falha.
Manutenção corretiva
Exemplo: Ponte Rolante
Desgaste das rodas
Manutenção corretiva
Tempos não previstos
A manutenção corretiva é realizada em intervalos imprevisíveis, porque o tempo de um componente falhar não é conhecido, a priori. O objetivo da manutenção corretiva é restaurar o sistema para um funcionamento satisfatório dentro do menor tempo possível.
Manutenção corretiva
Fases da manutenção corretiva
-Diagnóstico do problema; -reparação e/ou substituição do componente defeituoso e preparação e/ou substituição do componente defeituoso; -Verificação da manutenção realizada
Manutenção corretiva
Manutenção corretiva
Lembram-se de exemplos de manutenção corretivas realizadas em nossas casas? Em nos carros?
Manutenção corretiva
exemplos
Troca de lâmpadas Chuveiro elétrico Bóia da caixa d´água Troca da lâmpada do farol Troca da bateria Bomba d’água Troca de escapamento Troca de pneu quando fura Troca da mangueira de gás Troca de panela de pressão (troca da válvula) Não fazemos corretivas no